Páginas

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Qual escola queremos?!

Alunas em aula especial de Geografia sobre Oceanos
Nos últimos meses tive a feliz oportunidade de conhecer escolas e regiões que antes só conhecia por fotos  ou relatos. Hoje eu sei com um pouco mais de propriedade o quanto é importante o debate sério e aprofundado acerca da reestruturação das escolas e da renovação dos currículos. Cheguei hoje cedo em Vitória e tive o prazer de visitar ainda pela manhã a escola onde eu fiz meu ensino fundamental e que hoje é indiscutivelmente uma nova escola. Acho que jamais vou esquecer meu primeiro dia naquela escola tão grande e de tantos alunos. Os anos de estudos ali me ensinaram a querer da escola muito mais do que a soma ou o "b+a=ba". Aprendi a conviver com amigos, professores, servidores; Aprendi a importância do posicionamento social e sobretudo a importância do esporte, da arte e da cultura no cotidiano escolar e na formação de indivíduos capazes de ir além do que se pede. Foi mesclando esporte,diversão e cultura aos conteúdos curriculares que esta escola me formou cidadão e é através da mesma fórmula que continua atuando e transformando o cotidiano de algumas cetenas de estudantes de sua região.

Diretora Maria José pinta muro da escola
em Mutirão de professores e alunos


Apesar dos inenarráveis avanços da educação brasileira ainda há muito o que evoluir, sobretudo no que se refere ao investimento direto de verbas públicas no ensino público; À flexibilização do currículo de ensino, permitindo assim uma maior abertura das escolas aos muitos conteúdos, informações e tecnologias que diuturnamente seduzem os estudantes a preterir a escola; E à constante intervenção das Secretarias de Educação nos ambientes escolares. É preciso pensar um novo modelo de escola que contemple o estudante em sua plenitude, enquanto ser pensante e "sentinte", capaz de construir o aprendizado baseado em seus esforços e experiencias. A escola que queremos é uma escola que receba o aluno com internet banda larga e de alta velocidade, sem burocracias quanto ao trato das experiencias cotidianas de seus alunos e professores, e sem falsos pudores quanto ao trato de assuntos delicados como o Bullyng, o racismo, o machismo e a homofobia, usando sabiamente cada um desses pontos como pilar para formação de indivíduos mais capacitados tanto para o mercado de trabalho, como para o convívio social e acadêmico. Esse modelo escola ainda está longe de ser alcançado já que depende antes de tudo de uma reformulação profunda e arrojada nos padrões de ensino e até mesmo nos padrões de sociedade. As milhares de vozes que se somaram nas ruas de junho pediam em meio às suas mais diversas bandeiras uma sociedade mais justa e com cada vez menos menos muros. Por uma sociedade sem catracas onde todos convivem em harmonia e em evolução constante. 
Escola realiza Homenagem ao Dia das Mães
A transformação da escola de hoje até a escola que queremos não se dará de um ano para o outro nem tão pouco de um dia para o outro, mas tal modelo de sociedade e de escola se principiam em atitudes simples como as "Manhãs Literárias" que esta escola já fazia no ano de 2003, ou como os campeonatos interclasse e a simples resistência ao padrão antigo e burocrático da concepção de Educação como via de mão única e restritiva à sala de aula. A nossa luta constante é por uma escola mais justa e democrática que, com a parceria sólida entre os corpos docente e discente, avance ao patamar de escola Humanamente Sustentável. Nesse sentido quero aproveitar este espaço para parabenizar a iniciativa da Professora Eliana Bravim e ao empenho de todo o corpo pedagógico da EEFM Catharina Chequer, bem como ao esforço e maturidade de seus alunos na construção do Grêmio Estudantil como espaço de interação e maturação de conhecimento, avançando pouco a pouco para o modelo de escola que queremos.
Dia do Hip-Hop


Muro decorado como parte do Projeto Grafite seu Esporte

Um comentário:

  1. Marcos, muito obrigada pela homenagem. São imagens e contextos vivenciados por nós e que quando percebidos por outros olhos, muito nos honra. NOSSA escola merece, nossos alunos querem e precisam. Visite NOSSA escola sempre que quiser e puder.
    Sucesso em seus estudos. Esperamos que você continue orientando os jovens na participação estudantil. Parabéns pelos trabalhos. Eliana (pedagoga - EEEFM Catharina Chequer/Vila Velha-ES)

    ResponderExcluir