Páginas

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Alegramentos e Deceptudes

Oca Comunitária na Aldeia de Coroa Vermelha
- Município de Santa Cruz Cabrália/BA -
Hoje faz 8 meses que eu arrumei algumas roupas numa mochila surrada para passar 10 dias num evento e voltar para casa. A primeira parte do planejado se cumpriu: passei os 10 dias entre o 14º CONEB e a 8ª Bienal de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia da UNE. A segunda parte do planejado era voltar pra casa, mas essa parte eu não consegui executar.
Conheci lugares diferentes, gente nova, costumes interessantes, e por fim Fiquei em Vitória da Conquista, uma cidadezinha mediana de população muito receptiva, amável e prestativa, mas de serviços precários e cultura duvidável. Reativei minha matricula no curso de Cinema, encontrei uma casa para morar e vários amigos para curtir, rir, chorar, amar, brigar, enfim, reencontrei uma vida.

Praça de Atividades da 8ª
Bienal da UNE

Desde o tempo de Coração de Estudante o meu desejo era "voar" para uma cidade diferente, estudar, trabalhar e viver como qualquer outro universitário longe de casa. Apesar das dificuldades, as coisas, ao menos por enquanto, estão dando certo. Confesso q algumas vezes já me passou pela cabeça desistir de tudo e voltar para casa, mas sinceramente acredito que não me cabe mais esse luxo. Não que as coisas por lá não sejam boas ou que não haja mais espaços pra mim, longe de tudo isso, o fato é que a vida é feita de escolhas, e embora o capitalismo nos convença diuturnamente que nem todos podem escolher toda e qualquer coisa, eu acredito que todos podemos muito mais do que sabemos. Podemos aquilo que sentimos e no fim sentimos as consequências do que escolhemos. Desde as primeiras décadas do século passado Freud e outros teóricos já pensavam e escreviam acerca dos padrões e regras da humanidade e da vida em sociedade, mas nenhum deles jamais pode alcançar a grandeza dos sentimentos diários de filhos que crescem e de mães que, a exemplo de Dona Hermínia, dificilmente percebem o tamanho de seus filhinhos não que elas estejam erradas, muito pelo contrário, são apenas a certeza daquilo que já citamos: um dia todos nos sentimos as consequências de nossas escolhas.


Para finalizar quero apenas relembrar uma musica que sempre me toca e que traz a tona uma grande verdade: "Somos quem podemos ser, Sonhos que podemos ter"



Nenhum comentário:

Postar um comentário