Páginas

domingo, 21 de outubro de 2012

Seguir em frente

"O homem, quando jovem, é só, apesar de suas múltiplas experiências. Ele pretende, nessa época, conformar a realidade com suas mãos, servindo-se dela, pois acredita que, ganhando o mundo, conseguirá ganhar-se a sí próprio. Acontece, entretanto, que nascemos para o encontro com o outro, e não o seu domínio. Encontrá-lo é perdê-lo, é contemplá-lo na sua libérrima existência, é repeitá-lo e amá-lo na sua total e gratuita inutilidade. O começo da sabedoria consiste em perceber que temos e teremos as mãos vazias, na medida em que tenhamos ganho ou pretendamos ganhar o mundo. Neste momento, a solidão nos atravessa como um dardo. É meio dia em nossa vida, e a face do outro nos contempla como um enigma. Feliz daquele que, ao meio-dia, se percebe em plena treva, pobre e nú. Este é o preço do encontro, do possível encontro com o outro. A construção de tal possibilidade passa a ser, desde então, o trabalho do homem que merece ser."
Hélio Pelegrino



Já é a segunda vez que uso esse mesmo texto de Hélio Pellegrino para dar inicio a um post aqui no blog. A primeira vez foi ha aproximadamente dois anos e foi num texto que parece muito atual, mas hoje quero dar outro sentido a meus breves pensamentos aqui expressos por isso vou me ater apenas à primeira frase:" O homem, quando jovem, é só, apesar de suas múltiplas experiências". Varias vezes já falamos aqui sobre oportunidades, escolhas etc.. Nada de se espantar em um blog que trás como título a juventude e é atualizado justamente por jovens. Nesta primeira frase do texto Pellegrino parece ser contraditório. Fala em solidão e multiplicidade como se as duas pudessem caracterizar um mesmo indivíduo num mesmo (e exato) momento. Já faz algum tempo que eu tento usar das minhas próprias experiencias e observar experiencias de outros jovens para tirar conclusões através das quais eu possa caracterizar e entender melhor a juventude. E teve uma coisa que consegui aprender muito cedo é o quanto a juventude é impetuosa. Impetuosa no melhor sentido que essa expressão pode carregar. Ninguém entende melhor de "viver o momento" do que um jovem. Viver de impeto e levar a vida como se cada momento fosse único (e de fato é) é talvez uma das maiores especialidades da juventude. Pois talvez o tal ímpeto da juventude seja a principal justificativa para o que Pellegrino se refere como "múltiplas experiencias". Todo dia vivemos situações novas e desafiadoras e quem não tem o ímpeto de enfrentá-las com a cara e a coragem não consegue transformá-las em experiencias para a vida. E o fato de ganhar novas experiencias também trás novos desafios e assim segue o ciclo da vida. O homem segue só, enfrentando novas situações, ganhando novas experiencias e descobrindo novos desafios. Daí podemos falar em escolhas, oportunidades e tudo isso mais que já falamos aqui todos os dias. O fato é que o modo como enfrentamos cada um desses desafios é que determina o tipo de amadurecimento que podemos ter, mas isso só sabemos depois que passamos por eles. O homem só está realmente preparado para enfrentar um desafio depois que é vencedor, ou mesmo que derrotado, mas depois que passa por ele. Assim, o modo de enfrentar cada desafio precisa ser o mais simples possível.  Não existe uma fórmula mágica ou, como diria um amigo, "não tem receita de bolo". A física já explica isso quando diz que o caminho mais curto entre dois pontos é uma reta. Aqui também, o caminho mais curto para enfrentar um desafio e amadurecer é seguir em frente admitindo nossa própria solidão e incapacidade, mas sem deixar que os medos ofusquem nossos sonhos. É seguir em frente. Como diz minha avó, "Fé em Deus e pé na tábua". Isso é o ímpeto da juventude. Nem sempre o melhor caminho, nem sempre o menos doloroso, mas o caminho e é exatamente isso que pretendo fazer da minha vida nos próximos dias.

Engenheiros do Hawaii - Até o fim

Um comentário:

  1. Tudo verdade... Só um detalhe a observar: ser jovem independe da idade cronológica! A juventude pode se eternizar naqueles cujo ímpeto nunca se enfraquece. Pode-se ser jovem para sempre!

    ResponderExcluir